banner

Cinema Yemanjá apresenta "A viagem extraordinária" no Teatro Zélia Lessa

 E-mail | Imprimir |  
       

WW55S 1A viagem extraordinária", no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna.

Será exibida nesta quarta-feira, 20, às 19h30min, a obra "A viagem extraordinária", no Teatro Zélia Lessa, em Itabuna. "Le Voyage Extraordinaire" (título original) é um documentário que conta a história do curta-metragem 'A Viagem à Lua', filmado em 1902 (seis anos depois da invenção do cinema) por Georges Méliès. O filme foi o primeiro sucesso de público na história.

Considerada perdida durante décadas, a versão restaurada do filme (pintada à mão por Meliès fotograma a fotograma) será exibida acompanhada pelo documentário, que retrata os desafios de uma das mais complexas restaurações na história do cinema.

A exibição dá sequência às atividades da 3ª Bienal da Bahia, numa parceria entre o Cine Clube Mocamba, Cineclube Mário Gusmão, Cineclube ACAI e Cineclube Encantarte. A entrada é franca

Comentários (0)

“Atalhos e Descaminhos” abre “carreira-solo” de Ceres Marylise

 E-mail | Imprimir |  
       

3 certoCeres Marylise autografando os livros dos rotarianos Cledenor Soares (presidente) e Elied Soares (secretária)

Por Celina Santos

Conjunto de poesias suaves, que convidam o leitor a saborear cada palavra e até imaginar uma melodia acompanhando aquelas letras. Uma viagem, ao longo de 106 páginas, permite, ainda, identificação com um universo de sentimentos aflorados a partir da sedução das metáforas – e a vontade de voltar é inevitável! Entre tantas outras definições, é o que se pode afirmar sobre o livro "Atalhos e Descaminhos", primeiro solo da escritora Ceres Marylise.

A obra, editada pela Mondrongo, foi lançada em Ubaitaba, terra natal da autora, no último sábado (16), em cerimônia organizada pelo Rotary Club daquela cidade. A sede da entidade recebeu membros da ALITA (Academia de Letras de Itabuna), da qual Ceres é vice-presidente, e também ficou repleta de educadores e ex-alunos da professora Lise, como ela é carinhosamente chamada.

Durante o lançamento, dois momentos teatrais reuniram os atores Gideon Rosa, Jorge Batista e Raquel Rocha (também integrantes da ALITA), mais Elaine Bela Vista e Sílvia Smith – eles interpretaram poemas escritos por Ceres. Como teatro, poesia e música são indissociáveis, as canções ficaram a cargo da voz e do violão de Roque Luy.

A escritora exibiu na lapela (por incentivo da presidente da ALITA, dra. Sônia Maron) três das últimas comendas que recebeu, em reconhecimento à sua produção literária. Afinal, já participou de 20 antologias, além de publicar poesias em sites e revistas do gênero.

Comentários (0)

PM chama 700 aprovados em concurso

 E-mail | Imprimir |  
       

Está publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (19) a convocação de 700 candidatos aprovados no último concurso da Policia Militar do Estado da Bahia (PM), com provas aplicadas no dia 9 de dezembro de 2012. A convocação totaliza 3.295 novos policiais convocados nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. O total de convocados é 65% maior que as duas mil vagas iniciais previstas em edital.

Os novos convocados têm como próximas etapas a entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares passarão pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e a partir de 2015 já estarão nas ruas.

Durante o curso, que tem duração de nove meses, o convocado recebe uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo + 10% desse valor para custeio do fardamento. Após formado, o novo PM recebe, por um período de um ano, o soldo de 725,21 + gap 3 (1.687,58) + auxílio alimentação (valor variável) + 10% do soldo para custeio do fardamento.

Esta terceira convocação foi viabilizada a partir da prorrogação da validade do concurso por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), publicada no DOE em abril de 2014. O concurso público da Polícia Militar foi realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), sob organização da Fundação Carlos Chagas, e contou com 74.702 inscritos.

Comentários (0)

Empresário inaugura cinema em Ubatã

 E-mail | Imprimir |  
       

Cinema-2-e1408383198562Cine Center

Novidades para os amantes da sétima arte: Ubatã ganhou um cinema! Inaugurado neste final de semana, o Cine Center, que já virou pondo de encontro dos moradores, segundo o site Ubatã Notícias, começou com três sessões dos principais filmes atuais (Rio 2, Capitão América 2 e Noé).

Quem implantou foi ubatense Cláudio Costa que investiu mais de R$200 mil para instalar o cinema. A intenção do empresário é fazer do Cine Center um espaço de lazer e entretenimento, além do conforto de poltronas acolchoadas e um ambiente climatizado.

A sala possui uma capacidade de acomodar 102 pessoas. A expectativa do empresário Claudio Costa é que o Cine Center não só atenda a cidade, mas toda a microrregião.

O empresário já trabalha no ramo do entretenimento e possui um cinema em Valença.

Comentários (0)

Homícídio está entre as causas da greve da Polícia Civil

 E-mail | Imprimir |  
       

policia-civilA greve da polícia civil é de 72 horas

A greve da polícia civil começa nesta segunda feira (18) com previsão de 72 horas. Os agentes protestam pela quantidade de homicídios contra os policiais que, desde o início do ano, foram mortos 17 policiais sendo três deles policiais civis.

A categoria reivindica também o ajuste das promoções que estavam previstas desde abril pelo governo, a falta de estrutura salarial e o fim da custódia de presos nas delegacias. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia, a paralisação será encerrada às 8h desta quarta-feira (20).

Comentários (0)

Começa na terça a propaganda eleitoral no rádio e na TV

 E-mail | Imprimir |  
       

A partir da próxima semana, o eleitor poderá conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. Começa na próxima terça-feira (19) a propaganda partidária no rádio e na televisão. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno.

Apesar de a propaganda nas ruas, com panfletos e cavaletes, por exemplo, e na internet estar liberada desde o dia 6 de julho, o horário eleitoral é a principal oportunidade de os candidatos aos cargos de deputado, senador, governador e presidente da República ganharem visibilidade para tentar conquistar o voto do eleitor.

Comentários (0)

Brasil – quando a vaca vai pro brejo...

 E-mail | Imprimir |  
       

Selem Asmar.jpgsite

*Por Selem Asmar

Já não bastasse o Brasil estar parando, parando, vêm as provas robustas de testemunho e gravações (de um nacionalista-herói-anônimo), de escândalos na Petrobrás e na CPI, empresa esta antigo orgulho nacional, transformada nesse Governo, em empresa vergonha nacional.

Essa descoberta, no embrião das eleições, pode ser uma bomba, acordando do sono individualista e ouvido mouco, a criança classe baixa, encantada com seu brinquedo de bolsas do Papai Noel Governo.

Esse Governo não tem um Plano B para a economia. Mesmo com a Inflação alta e o PIB ridículo.

Pensa em não mexer em nada, até novembro. É a situação do "se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come", e prefere a segunda situação, acreditando que o bicho agüenta esperar até novembro.

A seu favor, acredita que a anestesia dure mais seu efeito, já que o radicalismo, as greves, paralisações e ônibus queimados, mesmo os movimentos de rua represados, são pontuais e não prejudicam.

É tempo de cultivar a insegurança. O Governo sabe, administra, joga muita coisa embaixo do tapete e acha que, dos males, esse é o menor.

Mas, os resultados ruins estão aí e alguns podem ser lembrados.

Comentários (0)

As guerras do nosso tempo

 E-mail | Imprimir |  
       

João Otávio

*Por João Otavio Macedo

O último dia 4 do corrente assinalou o centenário do início da primeira guerra mundial, a grande guerra, como foi muito tempo chamada porque, até então, o mundo ainda não assistira tanta matança, embora as guerras fossem uma constante na história da civilização. A Europa vivia às voltas com os seus eternos problemas, várias etnias se engalfinhando, mas não se esperava o desenrolar de um conflito que envolveria tantas nações, onde a aviação foi, pela primeira vez utilizada e novas tecnologias também foram incorporadas para a tarefa de matar e destruir. Tem razão Carl Jung quando nos diz que "nós precisamos entender melhor a natureza humana porque o único perigo real que realmente existe é o próprio homem".

O estopim da primeira guerra mundial foi o assassinato do arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e sua esposa, crime ocorrido na cidade de Sarajevo, na Sérvia, no dia 28 de junho de 1914; os acertos diplomáticos falharam e, no dia 04 de agosto de 1914, a Alemanha invadia a Bélgica, dando início ao conflito que duraria 4 anos e mataria aproximadamente 20 milhões de pessoas, em três continentes, sendo o europeu o mais sofrido; foi a chamada guerra das trincheiras, com muito sofrimento da população civil e onde, também pela primeira vez, gases letais foram utilizados. Ao final da guerra, o mapa mundi foi redesenhado, novas nações apareceram e os importantes Impérios Alemão, Russo, Otomano e Austro-Húngaro sofreram profundas modificações. A primeira guerra terminou com o armistício assinado entre a França e a Alemanha, no dia 11 de novembro de 1918, com a segunda saindo humilhada, manietada pelo Tratado de Versalhes e que seria um dos motivos para a eclosão de um conflito pior, a segunda guerra mundial, que começaria no dia 01 de setembro de 1939. Portanto, na primeira metade do século passado, o mundo assistiu, estarrecido, a duas guerras mundiais que determinaram profundas alterações no arranjo das nações e, paradoxalmente e infelizmente, trouxeram avanços importantes na tecnologia e, até mesmo, na medicina. Dizemos infelizmente porque, melhor seria, que tal progresso fosse conseguido em tempo de paz.

Após a segunda guerra, não tivemos mais conflitos envolvendo muitos países, mas houve a guerra da Coréia, o conflito no Vietnã, onde muitos norte-americanos morreram; muitos conflitos focais têm ocorrido, principalmente na Ásia e na África, alguns por motivos religiosos e tribais.

No momento, nova briga entre judeus e palestinos, naquela faixa pequena que é Israel, menor que o Estado de Sergipe, que não deixa de causar alguma inquietação internacional embora não haja o temor de uma terceira guerra mundial porque há o perigo da utilização da energia nuclear, que muitos países já dominam; uma explosão nuclear é incontrolável e os líderes internacionais devem saber disso. Mas, tudo pode acontecer.

Esse conflito que ocorre na antiga Palestina é antigo, envolve questões religiosas difíceis e parece que não terá fim; muitos acordos já foram feito, intermediados pelos Estados Unidos da América do Norte, mas quando não se espera, a briga reinicia e muitos perdem a vida, principalmente na população civil, aí incluídos velhos e crianças, o que tem causado comoção internacional. Quem está com a razão?

A televisão tem mostrado a aviação norte-americana bombardeando áreas do Iraque, onde estariam inimigos do governo e isso, também, pode ser o início de um novo conflito local, como ocorreu com o Afeganistão onde, mais uma vez, houve o envolvimento das poderosas forças armadas americanas.

E a paz, como é que fica? Parece ter razão o filósofo francês Roger Somiton quando diz que "por baixo do verniz civilizatório, todo homem tem dentro de si um animal".

Comentários (0)

De difteria a tuberculose: formiga abre porta para série de doenças

 E-mail | Imprimir |  
       

2 - CópiaTiago Curvelo e Luciani Santos destacam que dedetizar um ambiente é prevenir contra doenças

A maioria das pessoas pensa que são inofensivas aquelas formiguinhas que se espalham pela casa, ao primeiro sinal de doce ou outro resquício de comida. Engano! Tais animais são hospedeiros de vírus e bactérias que podem transmitir doenças como difteria, cólera, hepatite, infecção intestinal e até tuberculose.

Quem alerta é Tiago Curvelo, da empresa de dedetização Toptex. Ele atua no ramo há 14 anos e garante que livrar o ambiente das formigas é tão importante quanto expurgar quaisquer outros insetos. E explica que dedetizar é necessário, tanto em empresas como em residências, a cada seis meses.

"Às vezes, as pessoas querem dedetizar por nojo de ratos e baratas. Mas, na verdade, é importante para a prevenção de doenças. E os médicos falam: a formiga é pior que a barata em termos de contaminação. Uma pesquisa mostra que 70% das infecções hospitalares são causadas pela formiga", observa.

Durante a aplicação dos produtos (dedetização e desratização), esclarece Curvelo, os adultos sem problemas de saúde devem ficar por quatro horas fora do ambiente. Já as gestantes, recém-nascidos, idosos e pessoas com alergias ou problemas respiratórios, assim como animais domésticos, devem estar longe por 24 horas.

Custo e procura

O profissional considera, porém, que ainda é pequeno o número de pessoas que dão a devida importância ao procedimento. "Calculo que apenas 30% das pessoas têm noção do perigo de não fazer uma boa dedetização no ambiente, seja de trabalho ou domicílio. Muitas vezes, elas tentam combater a praga sozinhas; quando não tem jeito, chamam a empresa", analisa.

Questionado sobre o custo para dedetizar, ele disse que é possível a partir de R$ 50,00, numa residência ou pequena empresa. "O preço varia de acordo com o tamanho do ambiente, o tipo de infestação, a higienização também conta muito. Quando é um local vedado, que não tem muitos buracos, a gente contribui com o valor", afirma.

Mais informações sobre a empresa, bem como sobre dedetização e desratização, podem ser obtidas pelo site ou pelo telefone (73) 3215-1859.

1 - Cópia

Comentários (0)

Polícia Militar vai convocar mais 700 aprovados em concurso

 E-mail | Imprimir |  
       

O Governo do Estado vai convocar mais 700 candidatos aprovados no último concurso da Policia Militar do Estado da Bahia (PM). A convocação, que será publicada até meados da próxima semana, no Diário Oficial do Estado (DOE), totaliza 3.295 novos policiais convocados nos últimos dez meses, desde que foi divulgado o resultado final do concurso. O total de convocados é 65% maior que as duas mil vagas iniciais previstas em edital.

Os novos convocados terão como próximas etapas a entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os futuros soldados bombeiros e policiais militares passarão pelo Curso de Formação de Soldados (CFS) e a partir de 2015 já estarão nas ruas.

Esta terceira convocação foi viabilizada a partir da prorrogação da validade do concurso por mais um ano, de acordo com portaria conjunta entre as secretarias da Administração (Saeb) e de Segurança Pública (SSP), publicada no DOE em abril de 2014. O concurso público da Polícia Militar foi realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), sob organização da Fundação Carlos Chagas, e contou com 74.702 inscritos. As provas foram aplicadas no dia 9 de dezembro de 2012.

Comentários (0)

Acidente foi perto de uma academia

 E-mail | Imprimir |  
       

A queda do avião onde estava o presidenciável Eduardo Campos ocorreu nas proximidades de uma academia de ginástica, no litoral paulista (Santos). Antes, a aeronave chocou-se contra um prédio. Sete pessoas que estavam em terra ficaram feridas. Três delas já foram liberadas do hospital. Estavam no avição, além de Eduardo Campos, mais quatro passageiros e dois tripulantes. Todos morreram.

Comentários (0)

Quase Rapunzel

 E-mail | Imprimir |  
       

O ex-prefeito de Buerarema, Orlando Filho, sente saudade do gostinho do poder. Por isso, está pavimentando o caminho para 2016, "ansiosinho da Silva" para se sentar novamente na cadeira de mandatário-mor do município. Mas não é só isso. Ele fez implante de cabelos, livrando-se da calvície, e parece ter entrado na moda da escova progressiva. Afinal, desfila por aí com cabelos lisos e topete de gatinho. Como o político é divorciado, há quem jure que esteja de olho em alguma ninfeta.

Cópia de antes e depoisAntes e depois

Comentários (1)

Cultura é tema de evento em Aurelino Leal

 E-mail | Imprimir |  
       

Acontece na próxima quinta-feira, 14, em Aurelino Leal, a reunião do FAEG-SUL -Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul da Bahia. O evento será realizado no Centro de Convivência, na rua Presidente Médice, e está previsto para começar às 9h. O Sistema Municipal de Cultura, a lei Cultura Viva e o Marco Regulatório das ONGs estão entre os assuntos a serem discutidos no encontro.

Também na pauta de discussões, estão a apresentação dos objetivos do FAEG e a indicação de candidatos para eleição do Conselho Estadual de Cultura e Colegiado Setoriais.

Comentários (0)

PreAfro é tema de dissertação de mestrado em Feira de Santana

 E-mail | Imprimir |  
       

1A defesa na Uefs: Na extrema direita, a banca examinadora, formada pelos professores doutores Denise Laranjeiras, Marco Barzano e Elizeu Clementino, seguidos da agora mestre Maria Rita Santos

Por Celina Santos

Uma iniciativa mantida ex-clu-si-va-men-te com o trabalho voluntário, que funciona há nove anos em Itabuna, contribui para alargar o "funil" do acesso à universidade e ainda fortalecer e/ou afirmar a identidade de estudantes negros e, sobretudo, de baixa renda. Em poucas palavras, esse é o PreAfro (Pré-universitário para Afrodescendentes), curso que foi tema de uma dissertação de mestrado em Educação, defendida esta semana na UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

O trabalho acadêmico, intitulado "Quantos além de mim? Narrativas das experiências de acesso à universidade de educadores negros do PreAfro em Itabuna-Bahia", foi elaborado por Maria Rita Santos, formada em Filosofia pela Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz). A autora trouxe à tona emocionantes relatos de professores que foram alunos do projeto e, ao ingressar no chamado Ensino Superior, retornaram como voluntários à iniciativa na qual estudaram.

"Iniciativas como a do PreAfro são experiências de resistência negra que devem ser pesquisadas,discutidas, para serem vistas como referência positiva.Precisamos dizer que os grupos negros se movimentam desde o século XVI para provocar mudanças e têm conseguido. Mas, infelizmente, esse tipo de iniciativa ainda é pouco estudada; tanto que é uma ação idealizada, organizada e executada no Maria Pinheiro há quase 10 anos e muitos ainda desconhecem. Então,é um dever para nós, que acessamos a universidade, trazer essas discussões", argumentou Maria Rita, quando questionada sobre o porquê do tema estudado.

Vale registrar que a relevância social da pesquisa foi veementemente destacada pela banca examinadora, formada pelos professores doutores Denise Laranjeiras, Rachel de Oliveira, Marco Barzano e Elizeu Clementino.

"Se encher de si"

Entre os objetos da pesquisa, Egnaldo França, coordenador do grupo Encantarte, onde foi concebido o PreAfro. Ele idealizou o curso após uma pesquisa realizada no bairro Maria Pinheiro, onde até então nenhum morador tivera a oportunidade de ingressar numa universidade. Enquanto dedicava-se a contribuir para que seus pares pudessem chegar ao "terceiro grau", prestou dez vestibulares até ser aprovado para o curso de História, que já concluiu.

"Fiz o primeiro vestibular e não fui aprovado, no ano 1999, precisava fazer um cursinho, mas, não podia pagar. Então, pensei numa tática. [...] Foram 10 tentativas consecutivas para entrar na universidade, consegui ser aprovado para o curso de Historia da Uesc, em 2008, fui da primeira turma de cotista. Acho que passei muito mais maduro, passei com outra experiência e o mais importante: fui me formando, junto com os mais de 100 moradores das periferias que ingressaram na Uesc depois de 2001", recordou França, conforme consta na referida dissertação.

A dissertação também trata da história de Adriana Silva Santos, que hoje cursa mestrado em História na Ufba (Universidade Federal da Bahia). Oriunda de uma região conhecida como "Morro do Macaco", no bairro Fonseca, ela também foi aluna do PreAfro, prestou cinco vestibulares antes de entrar na faculdade de História, na Uesc, e retornou ao Pré-universitário em Itabuna como professora voluntária.

"Não tem coisa melhor do que encontrar um aluno indo pra Uesc, é indescritível encontrá-lo no ônibus e saber que você contribuiu, nem se trata dos conteúdos, mas do incentivo de dizer que é possível, 'você consegue, vamos estudar, vamos marcar aulas nos finais de semana'. A universidade precisa saber que a gente está ali, as pessoas precisam se encher de si, tipo 'eu sou fulano, moro no Fonseca, no Maria Pinheiro', reconhecer-se entres os seus e para si", declarou Adriana Silva.

Cópia de 2Maria Rita entre Adriana e Egnaldo, dois dos ativistas sociais que integram a pesquisa

Comentários (0)

Congresso reunirá mais de 1.500 fisioterapeutas em Porto Seguro

 E-mail | Imprimir |  
       

Temas como traumo-ortopedia, neurologia, fisioterapia do trabalho, e outros mais, estão incluídos na pauta do II Congresso Internacional de Fisioterapia da Bahia (II Cifiba), marcado para ocorrer em Porto Seguro, no sul da Bahia, no período de 6 a 9 de novembro próximo. Pelas contas dos organizadores, o evento deverá reunir mais de 1,5 mil pessoas, entre fisioterapeutas e estudantes da área.

"O público participante poderá ser de até 2 mil, pois o Congresso também vai atrair participantes não só da Bahia, mas também de diversos estados brasileiros e até do exterior", avalia David Guimarães, coordenador geral do Congresso, que tem como objetivo básico aprimorar os conhecimentos dos profissionais da fisioterapia e levar a todos informações sobre as novidades nesta importante, e crescente, área da saúde.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site do Cifiba (www.cifiba.com). Os primeiros inscritos terão direito a participar de um minicurso gratuito de quatro horas/aula que abordará inúmeros assuntos. As aulas e palestras serão ministradas por renomados professores dos Estados Unidos, Argentina e Brasil. A cortesia para o curso será concedida somente aos 800 primeiros inscritos, que terão o privilegio de optar por um dos 10 temas oferecidos. Portanto, é importante que os interessados realizem logo as suas inscrições.

A coordenação do evento informa aos congressistas que eles poderão economizar tempo e dinheiro hospedando-se no mesmo hotel (Náutico Praia Hotel) em que o Congresso será realizado. O hotel, de padrão 4 estrelas, oferece preço diferenciado para os congressistas. Outra vantagem adicional: quem se hospedar neste hotel ganhará desconto na inscrição e não terá despesas com transporte.

O II Cifiba está sendo promovido e organizado conjuntamente pelas faculdades integradas UneSulBahia, prefeitura de Porto Seguro e conselhos regionais de fisioterapia da Bahia e de Minas Gerais.

Comentários (0)

BR-101 é "fechada" em protesto de moradores

 E-mail | Imprimir |  
       

A BR-101 foi "fechada" por volta das 8h30 da manhã (foto: Reprodução/Vídeo Oziel Aragão)A BR-101 foi "fechada" por volta das 8h30 da manhã (foto: Reprodução/Vídeo Oziel Aragão)Moradores do bairro Santa Clara, em Itabuna, interditaram um trecho da BR-101, sentido Buerarema. O protesto, iniciado por volta das 8h30 da manhã desta quarta-feira (06), não tem hora para acabar, segundo os manifestantes. Eles exigem melhorias para a localidade.

A pista foi "fechada" com pedaços de madeira e pneus, posteriormente queimados. A Polícia Rodoviária Federal está no local para tentar negociar a liberação da rodovia e orientar o trânsito.

Ao Diário Bahia, o inspetor Marcus Vinícius Rodrigues, chefe da 5ª Delegacia da PRF, em Itabuna, informou que já entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro. Este, pro sua vez, se comprometeu enviar um representantes para conversar com os moradores ainda nesta manhã.

Por conta da manifestação, o congestionamento por lá já grande. A Polícia Militar também está no local.

 

Atualizada

Em contato com o Diário Bahia, o inspetor Marcus Rodrigues, informou que o protesto foi encerrado por volta das 10 horas. Três pessoas chegaram a ser detidas. De acordo com Rodrigues, o grupo teria tentado agredir policiais militares. Um tiro foi disparado para cima, na tentativa de parar o início de tumulto, ocorrido logo no início da manifestação.

O trânsito já foi normalizado.

Comentários (0)

Municípios se queixam da queda do FPM

 E-mail | Imprimir |  
       

Luciano e o prefeito de Iguaí Murilo VeigaLuciano e o prefeito de Iguaí Murilo Veiga

Dependentes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que atualmente tem sofrido quedas constantes devido às desonerações de impostos federais, os municípios do sul e sudoeste da Bahia vêm desenvolvendo ações e projetos voltados para o fortalecimento da economia local. Em visita aos municípios de Iguaí e Firmino Alves, o projeto Amurc "In Loco" desenvolvido pela Amurc, verificou que os gestores municipais têm investido na atração de empreendimentos empresariais para o aproveitamento da mão de obra local e das belezas naturais, com o foco para o turismo.

Com uma população estimada em 27,615 mil habitantes e uma economia fundamentada na pecuária e agricultura em geral, a cidade de Iguaí possui uma arrecadação correspondente a 1,4 % do FPM. Durante uma reunião com o coordenador executivo da Amurc, Luciano Veiga e secretários de governo, o prefeito Murilo Veiga Vieira revelou que o valor do repasse não tem atendido as despesas da localidade, aonde a maior fonte de renda vem da Prefeitura Municipal. Com a folha de pagamento comprometida e as despesas aumentando, na contramão da redução do repasse federal, o gestor é levado a realizar cortes no orçamento municipal.

O prefeito revelou ainda que a medida é necessária para atender o limite estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 54 %, ao mesmo tempo em que se apresenta contraditório para um município, que sofreu com o fechamento de uma das unidades da Empresa Vulcabrás Azaléia. De acordo com a secretária de Assistência Social, Aleusa Veiga, muitas pessoas ficaram desempregadas e a alternativa encontrada pela gestão tem sido o investimento na promoção de cursos profissionalizantes, para fomentar a geração de emprego e renda.

Comentários (0)

Sefaz alerta sobre o pagamento da 2ª cota do IPVA de carros com final de placa 9 e 0

 E-mail | Imprimir |  
       

Os donos de carros com placas de final 9 ou 0, que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), têm até os dias 7 e 8 de agosto, respectivamente, para quitar a 2ª cota do tributo. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) alerta que o pagamento pode ser feito em qualquer agência ou caixa eletrônico do Bradesco, do Banco do Brasil ou do Bancoob. Para isso, e basta apresenta o número do Renavam em mãos - o valor do IPVA pode ser parcelado em até três vezes.

O pagamento do IPVA 2014 já foi encerrado para os veículos com finais de placa 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Para as demais placas, o vencimento da cota única do imposto tem as seguintes datas - 11/08 (placa 7), 14/08 (placa 8), 8/09 (placa 9) e 9/09 (placa 0). Também em agosto, os contribuintes com veículos de placas com finais 7 e 8 que parcelaram o tributo devem estar atentos ao pagamento da 3ª cota. Os dias são 11 e 14/08 respectivamente. No site da Sefaz é possível conferir outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas pelo call center 0800 071 0071.

Comentários (0)

Petrobras vai leiloar equipamentos na Bahia

 E-mail | Imprimir |  
       

A Petrobras UOBA, realiza, no dia 31/07, um leilão de equipamentos da base em São Sebastião do Passe/BA. O objetivo é a redução de estoques e renovação do parque industrial e da frota. Ao todo são 36 lotes, entre eles automóveis, caminhões, sprinters, tanques, contêineres, baleeiras e equipamentos de refrigeração.

Veja a lista completa

Os lances devem ser feitos exclusivamente pela internet, por meio da página da Superbid (www.superbid.net), empresa que organiza o leilão. O resultado é processado eletronicamente.

Para participar, pessoas físicas ou jurídicas devem se cadastrar no site e solicitar habilitação. Os interessados em adquirir tanques separadores (lotes 13 a 16) precisam também apresentar à Superbid licenças ambientais para transporte, comercialização ou deposição final dos itens. Os documentos precisam ser enviados por fax, e-mail ou Sedex até dois dias antes da data do leilão.

Para visitar os ativos, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da Superbid: 11 2163-7800 ou leilaopetrobras@superbid.net.

Comentários (0)

A gauchada da CBF

 E-mail | Imprimir |  
       

Selem Asmar.jpgsite

Por Selem Asmar

Dunga voltou à Seleção. Estava desempregado. Dunga sem emprego é um anão. Esquecido, um trapo velho encostado; Dunga técnico da Seleção Brasileira, se agiganta, deixa de gastar do seu, para ganhar um excelente salário, mesmo quando a política econômica de Dona Dilma põe o Brasil de quatro, quebrado na sua Economia, desempregando e crescendo quase nada.

O Dunga foi nomeado pra tirar o Brasil de quatro no esporte que mais ama, o futebol.

Mas, por que Dunga foi escolhido entre nomes consagrados no País e até entre técnicos estrangeiros?

Se na Europa e outros continentes aceitam tranquilamente nomes de outros países, por aqui há um certo xenofobismo:" técnico estrangeiro, não!"

Engraçado, por aqui "desde os tempos dos índios, o Brasil recebe os estrangeiros de braços e pernas abertos". A Copa mostrou que essa afirmação de antigo escritor ainda é válida entre nós. A mulherada, por dinheiro ou por amor, faturou estrangeiro adoidado.

Comentários (0)
 Diário Bahia Rua A, n.56 - Lot. Ruffo Cunha - Centro - Itabuna - Bahia - Tel:3613-3040 - redacao@diariobahia.com.br logo-solta-horizontal