Diario da bahia 950x100

Maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, o Aleluia Ilhéus, começa hoje

E-mail Imprimir  
       

Aleluia Ilhus Festival  no ano passadoAleluia Ilheus Festival no ano passado

Considerado um dos mais importantes pólos turísticos da Bahia, o município de Ilhéus, no sul da Bahia, já está vivenciado um momento de intensa movimentação durante a Semana Santa que se inicia. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), um levantamento parcial feito junto ao empresariado local revela a importância do período para a economia da cidade: 100 por cento da rede hoteleira – composta por aproximadamente 10 mil leitos – foram reservados para o período e a cidade deve receber um número recorde de visitantes. A partir de hoje (17) ao dia 21, o município sedia o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia: o Aleluia Ilhéus Festival.

O festival acontece pelo segundo ano consecutivo. Uma mega estrutura foi montada na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, onde, a partir desta noite, acontecem shows, palestras, exposições de artes, produtos e negócios. Também estará sendo realizado o Festival Literarte, destinado à promoção de escritores regionais, e funcionando o Palácio das Artes, possibilitando a exposição do trabalho de artistas plásticos da região sulbaiana. Este ano participam da exposição o artistas Guido Lima, Núbia Silva, Jane Hilda, Jamara Andrade e Gildásio Rodrigues

Comentários (0)

Tenda TPI com programação especial durante Aleluia Festival

E-mail Imprimir  
       

Teodorico Majestade - as últimas horas de um prefeito - foto Karoline Vital 1Uma das atrações é o legendário “Teodorico Majestade” (Foto: Karoline Vital)

A Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) contará com programação especial que integra a segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival. Entre os dias 17 e 21, o público poderá conferir espetáculos de música, dança, teatro e circo. Serão duas atrações por noite com entrada franca, ao longo do evento turístico que marca a comemoração da Semana Santa. A abertura acontece às 18 horas desta quinta-feira com Cine Incidental, seguido da sátira em cordel do Teatro Popular de Ilhéus Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, às 20 horas.

Filmes mudos de Charlie Chaplin ganham nova trilha sonora, executada ao vivo pelos músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa, no Cine Incidental. Além do primeiro dia do evento, a atração voltará na sexta-feira, domingo e segunda-feira. No sábado, às 18 horas, o Grupo Teatro/Circo Maktub apresenta quatro números cômicos clássicos da palhaçaria mundial, além de criações próprias.

As noites da Tenda TPI durante o Aleluia Ilhéus Festival contarão ainda com Lendas da Lagoa Encantada, musical infantojuvenil da Cia. Boi da Cara Preta, na sexta-feira; Casa de Farinha, da Cia. de Dança Sôanne Marry, no sábado; Auto do Boi da Cara Preta, outro musical infantojuvenil da Cia. Boi da Cara Preta, no domingo, e O Inspetor Geral, comédia do Teatro Popular de Ilhéus, na segunda-feira. Os espetáculos começam sempre às 20 horas.

A Tenda é administrada pelo Teatro Popular de Ilhéus. Antes, a organização não governamental tinha como sede a Casa dos Artistas, desocupando o imóvel no final de março de 2013, após falta de interesse dos proprietários em renovar o contrato de locação. A estreia das atividades foi na primeira edição do Aleluia Ilhéus Festival. E, no dia 06 de abril, estreou no local atual, ao lado do campo da ADEB, na Avenida Soares Lopes.

Comentários (0)

Exército garante segurança nas ruas de Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

Prefeito Jabes Ribeiro e secretários reuniram-se com o Exército para garantir a segurança do ilheense durante a greve da PM - Foto Gidelzo Silva Sec

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em audiência, na tarde desta quarta-feira, dia 16, o coronel Silva Neto, representante do Ministério do Exército, que informou sobre a presença da tropa nas ruas da cidade, durante 24 horas, no sentido de garantir a ordem no período do feriadão da Semana Santa. Silva Neto esteve acompanhado pelo comandante da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), coronel Roosevelt.

Em virtude da greve da Polícia Militar, e atendendo a uma solicitação do governador Jaques Wagner, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) autorizando o emprego das Forças Armadas na segurança pública na Bahia. As operações de GLO conferem aos militares condições de patrulha, vistoria e prisão em flagrante.

Nesse sentido, o prefeito informou que uma estratégia de segurança foi articulada, com a participação da Polícia Civil, Guarda Municipal e um efetivo de segurança privada, a fim de garantir a tranquilidade na realização do evento Aleluia Ilhéus Festival, que acontece na Avenida Soares Lopes, de 16 a 21 de abril, nesse feriadão da Semana Santa e Tiradentes.

Comentários (0)

Aleluia Ilhéus Festival será aberto com Seminário Florestas de Chocolate

E-mail Imprimir  
       

1- Aleluia Ilhéus Festival - CópiaArtistas renomados vão animar o “Aleluia Ilhéus Festival”

O Aleluia Ilhéus Festival 2014, maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, será aberto nesta quarta-feira, dia 16, com a segunda edição do Seminário Florestas de Chocolate, que acontecerá no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Com o tema central Sul da Bahia uma História de Sustentabilidade, o seminário se estenderá até quinta-feira, dia 17, com o objetivo de promover a integração do trade turístico da região com a cadeia produtiva do cacau e do chocolate gourmet, visando à qualificação do destino e a promoção do Chocolate Brasil. Logo após a solenidade, prevista para as 19 horas, com a presença de autoridades regionais e estaduais, a consultora Alessandra Schneider fará a palestra de abertura intitulada Turismo e Sustentabilidade.

Mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB) e também pela Universidade de Las Palmas de Gran Canária, na Espanha, Alessandra Schneider é especialista em Ecologia e Turismo e Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação no Paraná e em Goiás, Alessandra idealizou produtos turísticos importantes, desenvolvendo operações de receptivos em oito estados do país. Membro do corpo técnico do Instituto Ecobrasil, a mestre presta consultoria em projetos públicos, privados e do terceiro setor, além daqueles ligados a atividades turísticas e ao desenvolvimento sustentável em geral.

Comentários (0)

Estrutura do Aleluia Festival inclui palcos, estandes e área coberta

E-mail Imprimir  
       

1- Estrutura do Aleluia Ilhéus Festival começou a ser montada na sexta-feira dia 11 - Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus 11.04.14 2 - CópiaEstrutura do Aleluia Ilhéus Festival começou a ser montada na sexta-feira, dia 11 (Foto: Gidelzo Silva/Secom Ilhéus)

Uma grande estrutura está sendo montada na Avenida Soares Lopes para a segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival, que vai ocorrer entre os próximos dias 16 e 21. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau, o evento será aberto na quarta-feira, 16, com o II Seminário Florestas de Chocolate, que acontecerá no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, sob a organização do Sebrae e do Instituto Cabruca. Entre o feriado da Semana Santa e de Tiradentes, ilheenses e turistas terão acesso a shows, palestras, praça de alimentação e exposições de artes, produtos e negócios.

Comentários (0)

Aulas da rede municipal de Ilhéus iniciaram nesta segunda-feira

E-mail Imprimir  
       

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) deu início nesta segunda-feira, dia 14, ao ano letivo 2014, cumprindo o cronograma estabelecido no ano passado, após a greve parcial dos professores que atrasaram as atividades de algumas turmas. Todos os educadores contratados, através do processo seletivo realizado em 2013 para suprir a demanda de profissionais do município, estão atuando nas unidades educacionais.

Conforme informa a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, além dos educadores contratados, também estão atuando alguns profissionais efetivos do município que não aderiram à paralisação promovida pela Associação dos Profissionais Professores de Ilhéus (APPI). Marlúcia convoca os alunos para irem às unidades educacionais e diz que o executivo, após a avaliação do 1º quadrimestre, deverá convocar o sindicato para discutir a pauta da paralisação parcial.

Comentários (0)

Manutenção interrompe fornecimento de água em bairros de Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

A Embasa informa que, devido à realização de serviços de manutenção na rede de distribuição do Basílio, o fornecimento de água será interrompido em alguns bairros de Ilhéus a partir das 8 horas de segunda-feira (14).

Os locais que poderão sofrer desabastecimento são: Alto do Basílio, condomínios Nova Esperança e Morada do Bosque, Presídio e Uesc, Teotônio Vilela (parte alta), Banco da Vitória, Salobrinho e Vila Cachoeira.

A previsão é que os serviços de manutenção sejam concluídos até a meia-noite do mesmo dia. O abastecimento dessas localidades será gradativamente regularizado em 24 horas. "Os moradores de imóveis com reservação suficiente para as necessidades diárias não sentirão os efeitos da falta de água", ressalvou a assessoria da Embasa.

Comentários (0)

Prefeito de Ilhéus pede compreensão aos servidores diante dos problemas do município

E-mail Imprimir  
       

Prefeito Jabes Ribeiro  - Foto Alfredo FilhoPrefeito Jabes Ribeiro, prefeito de Ilhéus. Foto Alfredo FilhoO alto índice de comprometimento do orçamento público de Ilhéus em relação ao percentual vinculado à folha de pagamento, em torno de 66%, continua sendo o grande obstáculo para a implementação de novas políticas públicas no município. Na véspera do Dia Nacional de Luta dos Municípios, 11 de abril, o prefeito Jabes Ribeiro concedeu entrevista ao programa Balanço Total, da rádio Santa Cruz, apresentado pelo locutor J. Carlos, e voltou a pedir a compreensão dos servidores municipais diante da crise financeira da Prefeitura, que está impedida de conceder reajustes salariais em virtude da exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que impõe o limite de 54 % no que diz respeito às despesas com pessoal.

O prefeito comentou notícias veiculadas nos meios de comunicação local sobre ameaças do sindicato dos professores em dificultar o início do ano letivo de 2014, o que causaria sérios prejuízos às crianças e jovens estudantes da rede municipal de ensino e à sociedade, de modo geral. O prefeito conclamou os professores a evitarem o movimento grevista, apesar de reconhecer esse direito da categoria, pois "a experiência da greve de 90 dias, no ano passado, não contribuiu para a solução do problema e só trouxe transtornos à comunidade".

Comentários (0)

Pagamento do IPTU com 15% de desconto até esta sexta-feira em Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

Contribuintes ilheenses têm até a próxima segunda-feira, dia 14, para realizar o pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2014 com 15 % de desconto. Quem não recebeu o carnê pode imprimi-lo no site da Prefeitura Municipal (www.ilheus.ba.gov.br) ou mesmo retirá-lo no setor de Tributos, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, centro da cidade, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. O documento, que pode ser pago em qualquer agência da rede bancária ou correspondente lotérico.

O total de 11.043 contribuintes pagou a cota única até o dia 31 de março, com desconto de 20%. Mas há um terceiro prazo para o pagamento integral até dia 30 de abril, com desconto de 10%. O gerente de Administração Tributária da Sefaz, Fernando Fernandes Filho, lembra que a quitação do imposto também pode ser dividida em até oito vezes. "Nesse caso, é importante reiterar que as prestações vencem sempre no dia 5 de cada mês e que o parcelamento só acontecerá se as respectivas prestações obedecerem ao valor mínimo definido na atual legislação", destaca.

Ao ressaltar a importância do pagamento do IPTU, o secretário da Fazenda, Raimundo Ferreira de Souza, chama atenção para o fato de que a alta inadimplência dificulta a execução de uma série de projetos importantes para a população. "Com o pagamento do IPTU, além de evitar problemas como a execução fiscal e a inclusão de seu nome no Serasa, o adimplente tem a oportunidade de contribuir para que a Prefeitura consiga implementar as obras e serviços que a comunidade espera", completa o secretário.

Comentários (0)

Educação de Ilhéus organiza informações sobre frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família

E-mail Imprimir  
       

A Secretaria de Educação de Ilhéus já está preparando as informações exigidas pelo Ministério da Educação sobre a frequência escolar dos alunos beneficiários do Bolsa Família, referentes ao primeiro bimestre deste ano. A ação faz parte do acompanhamento e registro da frequência escolar de todas as crianças e adolescentes, na faixa etária de seis a 17 anos, inscritos no programa que devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mínima de 85% e 75% da carga horária.

De acordo com o Ministério da Educação, o prazo para que todos os gestores municipais enviem os dados termina no dia 30 deste mês. O registro da presença às aulas dos beneficiários do programa serão inseridos no Sistema Presença-Frequência Escolar pelos diretores escolares das redes municipal, estadual e particular. O envio do registro da frequência escolar começou a ser realizado na última terça-feira, dia 1º. Em todo o país, atualmente são acompanhados 16 milhões de crianças, adolescentes e jovens, cujas famílias recebem recursos do Bolsa Família.

Além do registro da frequência escolar, o Bolsa Família também exige que sejam informados dados sobre vacinação, peso e medida de crianças abaixo de sete anos e pré-natal das grávidas. Neste caso, o registro de informações é semestral e deve ser feito no Sistema Gestão, do Programa Bolsa Família na Saúde, do Ministério da Saúde.

Comentários (0)

Unopar realiza formatura de seis turmas em Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

colação unopar ilheus 1

A Unopar-Polo de Ilhéus realizou no último final de semana a formatura das turmas 2013.2 dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Ambiental, Pedagogia, Recursos Humanos e Serviço Social. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, contou com a participação de 58 formandos e reuniu cerca de 1200 pessoas, entre diretores e professores da Unopar, familiares e amigos, que justos celebraram uma conquista comemorada em clima de alegria e emoção.

Em seu discurso em nome das turmas, Nalu Selma de Oliveira Souza destacou que "nada detém a vontade, a determinação e o compromisso. Com a globalização e aceleração de novas tecnologias, a acirrada competitividade, o aprendizado é fundamental para o desenvolvimento pleno do ser humano. Não parar de estudar nunca!".

Os novos profissionais homenagearam com placas a paraninfa Helena Maria Póvoas Campos, diretor geral da Unopar/Ilhéus Pedro Almeida Filho e os professores Joice Ferreira Pacheco, Bruno Luiz da Silveira Benevides, Reinaldo Martins Lemos, Rones Flasgordes Souza, André Lopes Lima dos Santos, Eneide Mendonça Oliveira, Claudia de Souza Ribeiro, Ana Claudia Yamamoto Hora, Adriana Paula Montenegro Cintra e Lia Nascimento de Matos Andrade. Também foram homenageados o funcionário Joedson Mendes Santos e o amigo da turma Cledson Quinto dos Santos.

Em seu pronunciamento, o diretor geral da Unopar/Ilhéus Pedro Almeida Filho ressaltou "a instituição sente-se orgulhosa em disponibilizar ao mercado profissionais qualificados e dedicados a profissão que abraçaram. Esse período de convivência na Unopar certamente ficará marcado para todos, porque foi um período de aprendizagem, de crescimento e de integração. Vocês são vencedores e esse é o primeiro passo de novas conquista que virão".

A solenidade de colação de grau das turmas 2013.2 da Unopar Ilheus, que incluiu a aula da saudade, culto ecumênico e confecção dos convites foi organizada pela Capelo Eventos e Formaturas.

Comentários (0)

Percussão e jazz são novas atividades do projeto Meninos Guerreiros

E-mail Imprimir  
       

Aulas de percussão e de jazz são novas atividades do Projeto Meninos Guerreiros da Maramamata - Foto Maramata - CópiaFoto Maramata

Música e dança para fomentar a inclusão social, estimular habilidades profissionais e promover um maior contato com a cultura local e manifestações mundiais são os objetivos da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), da Prefeitura de Ilhéus, ao promover os novos cursos de percussão e jazz. No total, 15 estudantes estão aprendendo a manusear o instrumento e outros seis fazem parte do grupo de dança.

As aulas de percussão ocorrem sempre as terças e quintas-feiras, em parceria com o grupo Afro Rastafary Ilhéus, e as de dança, aos sábados. Estas são novas atividades que a Maramata oferece aos integrantes do projeto. As crianças e adolescentes também são contemplados com aulas de capoeira, maculelê, artesanato e educação ambiental, além da prática de esportes.

Segundo o presidente da instituição, Fred Andrade, os estudantes já estão preparando um número para apresentação no Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Atualmente, as crianças e adolescentes que participam do projeto são moradoras dos bairros de Nova Brasília e Nossa Senhora da Vitória.

O Meninos Guerreiros tem como objetivo colaborar com a formação dos cidadãos na faixa etária de seis a 15 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, através de atividades recreativas e didáticas. As aulas ocorrem no espaço da própria Maramata, na Rua Luiz Palmeira, s/n, Nova Brasília.

Comentários (0)

Eventos em logradouros públicos de Ilhéus devem ter autorização da Prefeitura

E-mail Imprimir  
       

Interessados em promover eventos em logradouros públicos de Ilhéus, a exemplo da Avenida Soares Lopes, devem obedecer às determinações do decreto 113/2012, da Lei Municipal 3.652/2012, que especificam as condicionantes para a realização de festas privadas nos espaços públicos, bem como devem seguir as regras do Código de Condutas do Município.

Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e do Ministério Público, decidiram, após reunião, na segunda-feira, dia 31/03, na sede do MP, que os promotores que realizarem eventos em espaços públicos sem a devida autorização ficarão sujeitos às penalidades previstas na norma. "Além disso, o evento será interrompido por agentes da Prefeitura e da Polícia Militar", ressalta o titular da Sema, Antônio Vieira. "Estamos atendendo as solicitações da população", conclui.

Licença – Segundo o secretário Vieira, os interessados devem solicitar a licença para a realização do evento no período mínimo de 15 dias que antecede a data prevista. Para dar entrada no requerimento, é preciso se dirigir ao setor de Protocolo da prefeitura, que fica localizado no térreo do Anexo das Secretarias (Rua Santos Dumont, s/n - Centro), no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Comentários (0)

Sábado com sessão extra de "1789" na Tenda Teatro Popular de Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

O espetáculo "1789" é um dos mais recentes sucessos do Teatro Popular de Ilhéus (Foto: Felipe de Paula)O espetáculo "1789" é um dos mais recentes sucessos do Teatro Popular de Ilhéus (Foto: Felipe de Paula)Devido à grande procura por ingressos para esta sexta-feira (04) às 20 horas, a ópera afro-rock 1789 terá sessão extra na noite deste sábado (05), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A apresentação acontecerá às 19 horas, com entradas a R$ 20 inteira e R$ 10 meia para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI. Os ingressos podem ser pagos em dinheiro, nos cartões de crédito ou débito e ainda com o Vale Cultura.

O enredo de 1789 começa em uma fábrica de processamento de cacau, em uma fictícia Ilhéus do ano de 2089. Os trabalhadores lutam por melhores condições, desejam parar de exportar a matéria-prima e produzir o próprio chocolate. A partir disso, são dados saltos no tempo e espaço até o século XVIII, entre Brasil e Portugal. Misturando personagens reais e fictícios, a série de acontecimentos retrata o contexto que culminou na carta de reivindicações escrita pelos negros, durante a revolta no Engenho de Santana.

A rebelião histórica aconteceu entre os anos de 1789 e 1791, no atual povoado ilheense de Rio do Engenho, quando os cativos ficaram insatisfeitos com o tratamento recebido, paralisaram suas atividades e tentaram negociar melhorias. Além de contar o fato, considerado embrião do movimento sindical no Brasil, a ópera afro-rock apresenta questões mais profundas, como a necessidade de novos olhares e posturas.

O elenco de 1789 é composto por artistas do TPI e do Terreiro Matamba Tombenci Neto, descendente dos escravos que protagonizaram o fato histórico. A trilha sonora é executada ao vivo, com direção musical de Elielton Cabeça, coreografia de Zebrinha e maquiagem de Guto Pacheco. O texto e a direção são de Romualdo Lisboa. O espetáculo volta à programação da Tenda TPI no dia 11, às 20 horas.

Comentários (0)

Estudantes do Teotônio Vilela recebem orientação sobre combate à dengue

E-mail Imprimir  
       

A Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) firmou parceria com a Unidade Educacional Arca de Noé, no bairro do Teotônio Vilela, para desenvolver um trabalho educativo sobre formas de combate à proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. O trabalho faz parte das atividades pedagógicas da escola, e será concluindo nesta sexta-feira, dia 4, com uma caminhada local, a partir das 8h30. Segundo o último Levantamento do Índice da Dengue (LI), o bairro apresentou um dos maiores índices de infestação de Ilhéus.

Durante a caminhada, prevista para ocorrer até as 10h30, cerca de 180 estudantes percorrerão as principais ruas do Teotônio Vilela, levando faixas, cartazes, panfletos e folders com o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito, além de orientar sobre as formas de combate. Todo o material educativo foi disponibilizado pela coordenação de endemias.

A programação da escola inclui a participação de estudantes nas ações da equipe de endemias durante visita às residências do bairro, nesta quinta-feira, dia 3. Durante a atividade, os alunos vivenciaram o trabalho dos agentes, percebendo a importância da educação para coibir a proliferação do mosquito.

Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Luciana Feitosa, desse março todos os estudantes da unidade estão participando da ação educativa. "Tivemos todo o apoio dos agentes de endemias do município, que promoveram palestras, disponibilizam materiais e orientaram nossos alunos sobre os procedimentos adequados para evitar a dengue", destaca Luciana.

Levantamento de Índice Predial – Segundo o último Levantamento de Índice da Dengue (LI), realizado pela Sesau entre os dias 18 e 28 de março, o percentual do Índice de Infestação Predial no município caiu de 10% para 9.6%. Em geral, o levantamento mostrou um decréscimo do índice predial em quase todos os bairros de Ilhéus, com exceção do Novo Vilela e do Teotônio Vilela, que registraram aumento nos índices.

No levantamento por bairros, o maior índice de infestação foi detectado no Novo Vilela com 25.5%. Em segundo lugar, o Bairro Boa Vontade, com 21.3%; em terceiro, o Alto do Basílio, com 20.8%; em quarto, o Salobrinho e o Teotônio Vilela, cada um com 17.6%; e em quinto lugar, o Alto da Tapera, com 14.9%. Segundo o Supervisor de Campo da Sesau, Rondinelli dos Anjos, 80% dos focos de mosquito foram encontrados em reservatórios de águas descobertos.

PA da Dengue – Ilheenses e moradores dos municípios que pactuaram serviços de saúde que apresentaram sintomas de dengue devem comparecer ao Pronto Atendimento para manejo clínico da dengue – PA da Dengue. A unidade funciona no CAE II, também conhecido como Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), localizada na Rua Major Homem Del'Rey, no Bairro Cidade Nova, próximo ao Hospital São Jorge.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, por uma equipe formada por médico, enfermeiro e três técnicos de enfermagem. É preciso portar o documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, o cidadão fará o exame e, caso confirmada a suspeita, receberá tratamento com soro e medicação. Os pacientes que apresentarem quadros mais graves serão encaminhados ao Hospital Regional Luiz Viana Filho para internação.

Comentários (0)

Fábio Júnior, Nando Reis e Zélia Duncan no Aleluia Ilhéus Festival

E-mail Imprimir  
       

3- aleluia  - Foto Alfredo Filho - Secom IlhéusFábio Júnior, Nando Reis e Zélia Duncan estão entre as atrações confirmadas. O Aleluia Ilhéus Festival, a exemplo de edições anteriores, será realizado na avenida Soares Lopes (Foto: Alfredo Filho/Secom Ilhéus)

O Aleluia Ilhéus Festival 2014 será realizado de 16 a 21 de abril, na avenida Soares Lopes, principal cartão postal da cidade, com shows, exposições de artes e negócios, praça de alimentação e palestras. Esta é a segunda edição do evento, idealizado pela secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal para o período da Semana Santa, cuja estreia em 2013 foi coroada de sucesso. A abertura, no dia 16, será marcada pelo II Seminário Florestas de Chocolate, que acontecerá no Centro Convenções Luiz Eduardo Magalhães, organizado pelo Instituto Cabruca e Sebrae.

A estrutura do evento inclui dois palcos, 40 estandes, praça de alimentação, camarote, esquema de segurança e serviços públicos. No dia 17, o primeiro grande show será com o cantor Fábio Júnior. Conforme informação do secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, a grade de shows está sendo finalizada, mas já estão confirmadas as apresentações de Márcio Thadeu Coral e Banda e Filarmônica Capitania dos Ilhéos, dia 18; Zélia Duncan e Thiago Côrrea, no dia 19, Nando Reis e a banda O Quadro, no dia 20, e o Concerto para Gabriela, no dia 21.

O Aleluia Ilhéus Festival é uma realização da Prefeitura Municipal, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e Convention Bureau Costa do Cacau, com patrocínio das secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae e Ambev/Skol. O evento conta com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional, EBDA, Bahiagás, TV Santa Cruz, Instituto Cabruca, Instituto Nossa Ilhéus, Ceplac e Políicia Militar.

Economia e literatura - Estão confirmadas a Feira da Economia Criativa e o Festival Literarte, cujo espaço será destinado à promoção dos escritores regionais, com realização da Academia de Letras de Ilhéus e Livraria Papirus. Haverá ainda um festival de arte circense, no Circo Teatro Popular de Ilhéus, com a participação de mágicos, palhaços e malabaristas, shows, teatro e performances variadas.

O Aleluia Ilhéus Festival se consolidou como maior evento de artes e negócios da Semana Santa na Bahia, obtendo grande repercussão. No ano passado, envolveu 222 artistas locais e atraiu cerca de 30 mil visitantes diariamente na Avenida Soares Lopes, prestigiando a feira de economia criativa, apreciando as artes plásticas, degustando chocolates e assistindo às apresentações culturais com participações de grandes nomes da música nacional.

Comentários (0)

IPTU com 15% de desconto até 14 de abril

E-mail Imprimir  
       

Interessados em pagar em cota única o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano de 2014, em Ilhéus, com desconto de 15% têm até o dia 14 deste mês de abril. O total de 11.043 contribuintes pagou a cota única até o dia 31 de março, com desconto de 20%. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) já fez a distribuição dos carnês, contudo quem não recebeu pode imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) na internet (www.ilheus.ba.gov.br). O mesmo documento, que pode ser pago em qualquer agência da rede bancária ou correspondente lotérico, também pode ser retirado no Setor de Tributos, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, centro da cidade, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.

Ainda, aqueles que deixarem o pagamento em cota única para 30 de abril terão um desconto de 10%. O gerente de Administração Tributária da Sefaz, Fernando Fernandes Filho, lembra que o parcelamento pode ser feito em até oito vezes. "Nesse caso, é importante reiterar que as prestações vencem sempre no dia 5 de cada mês e que o parcelamento só acontecerá se as respectivas prestações obedecerem ao valor mínimo definido na atual legislação", destaca.

Sanções - O secretário da Fazenda da Prefeitura de Ilhéus, Raimundo Ferreira de Souza, alerta que este ano, além da execução fiscal, o contribuinte que não pagar o IPTU ficará sujeito ao protesto da dívida, podendo ser inscrito no Serasa e, consequentemente, ter o nome negativado nas diversas instituições financeiras. Ferreira observa que a adoção do protesto extrajudicial dos inadimplentes do IPTU encontra-se amparada pelo Decreto 101, de 2013.

Ao destacar a importância do pagamento do IPTU, Ferreira de Souza chama atenção para o fato de que a alta inadimplência dificulta a execução de uma série de projetos importantes para a população. "Com o pagamento do IPTU, além de evitar problemas como a execução fiscal e a inclusão de seu nome no Serasa, o adimplente tem a oportunidade de contribuir para que a Prefeitura consiga implementar as obras e serviços que a comunidade espera", completa o secretário da Fazenda.

IPTU - O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo instituído pela Constituição Federal de 1988, sendo cobrado sobre a propriedade localizada em zona urbana ou extensão urbana. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que, por justo título, mantêm a posse do imóvel. O IPTU possui um papel de grande destaque entre as fontes arrecadatórias municipais, figurando, em muitas oportunidades, como a principal origem das verbas em cidades consideradas médias, nas quais impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços), outro tributo municipal de grande importância, possuem uma base menor de contribuintes.

Comentários (0)

Caixa aprova projetos para beneficiários do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

1- Minha Casa Minha Vida - Foto Roberto Santos Secom Ilhéus 2O programa Minha Casa, Minha Vida, já beneficiou mais de 1.000 famílias em Ilhéus (Foto: Roberto Santos/Secom Ilhéus)

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), encaminhou Projetos de Trabalhos Técnicos Sociais, que foram aprovados pela Caixa Econômica Federal, voltados para beneficiar os moradores do Minha Casa, Minha Vida. A última proposta aprovada foi publicada em fevereiro e, desde então, a secretaria está elaborando as diretrizes básicas para dar início ao processo de licitação, com a finalidade de contratação da empresa executora dos projetos.

As propostas da SDS são voltadas para a promoção da cidadania, maior integração entre os moradores e estratégias de organização social. Entre os eixos temáticos dos projetos estão: Organização Comunitária, Educação Ambiental e Patrimonial, Planejamento e Gestão do Orçamento Familiar e Geração de Trabalho e Renda.

Também está inclusa nas propostas a realização de atividades socioculturais, esportivas, lúdicas, além de orientações sobre convivência familiar, capacitação e oferta de cursos profissionalizantes. Segundo o setor de Habitação da SDS, os projetos serão desenvolvidos em um período de seis meses e a equipe irá acompanhar e fiscalizar todas as atividades desenvolvidas pela vencedora da licitação.

Participação estimulada

Com a iniciativa, a secretaria pretende estimular a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação, manutenção e acompanhamento dos bens e serviços, dos conjuntos do Minha Casa Minha Vida. O trabalho socioeducativo irá favorecer a organização da população, a gestão comunitária e condominial e o desenvolvimento de ações que contribuam com a sustentabilidade, conservação e manutenção do empreendimento.

O programa Minha Casa, Minha Vida, já beneficiou mais de 1.000 famílias em Ilhéus. "O município terá um ganho de mais 3.370 novas moradias nos bairros Banco da Vitória, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória", informa o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké.

Comentários (0)

Tenda Teatro Popular de Ilhéus celebra primeiro ano com atrações diversas

E-mail Imprimir  
       

1-   1789 - foto Felipe de Paula 3O mês de comemoração será aberto com o espetáculo “1789” (Foto: Felipe de Paula)

A ópera afro-rock 1789 será a primeira atração do mês em que a Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) celebra o seu primeiro ano, na avenida Soares Lopes. A montagem que aborda o histórico levante dos escravos do Engenho de Santana será apresentada sexta-feira (04), às 20 horas, e volta à programação no dia 11. As entradas custam R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Até o final de abril, haverá ainda espetáculos de dança, música, cinema, além de parte das atrações do Aleluia Ilhéus Festival.

O espetáculo Casa de Farinha, da Cia. de Dança Sôanne Marry será apresentado no dia 25. Às 16 horas do dia 26, tem contação de histórias para crianças, com o projeto Conto e Cantigas. Na mesma data, às 20 horas, acontece o encontro da cantora Eloah Monteiro com o grupo Chorinho Brasil. As apresentações estão marcadas para as 20 horas e as entradas custam R$ 20 inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI.

Comentários (0)

PA da Dengue realiza atendimentos em Ilhéus

E-mail Imprimir  
       

2- O Pronto Atendimento para manejo clnico da dengue - PA da Dengue - jí estí realizando atendimentos aos moradores de Ilhus e de outros municpi - CópiaO Pronto Atendimento para manejo clínico da dengue já está realizando atendimentos aos moradores

O Pronto Atendimento para manejo clínico da dengue – PA da Dengue – já está realizando atendimentos aos moradores de Ilhéus e de outros municípios que pactuaram serviços de saúde. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Patrícia Dickie de Almeida, está à disposição da população uma equipe formada por médico, enfermeiro e três técnicos de enfermagem.

A unidade, aberta no último dia 17 de março, funciona no CAE II, também conhecido como Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE), localizada na rua Major Homem Del'Rey, no bairro Cidade Nova, próximo ao Hospital São Jorge. Até o ano passado, o PA da Dengue funcionou no Hospital Geral Luiza Viana Filho que, no momento, passa por obras de reforma e ampliação.

"Os atendimentos são realizados de segunda-feira à sexta-feira, das 7 às 19 horas. O paciente que apresentar sintomas de dengue deve comparecer à Unidade, munido do documento de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)", informa coordenadora do Pronto Atendimento da Dengue, enfermeira Daniela Pereira.

Ao solicitar o atendimento, o exame será realizado no próprio PA e caso a suspeita seja confirmada, o tratamento com soro e medicação será feito ainda no local. Os pacientes que apresentarem quadros mais graves serão encaminhados ao Hospital Regional Luiz Viana Filho para internação.

Levantamento de Índice Predial – Segundo o último Levantamento de Índice da Dengue (LI), realizado entre os dias 18 e 28 de março, pela Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), o percentual do Índice de Infestação Predial no município caiu de 10% para 9.6%.

Em geral esse último levantamento mostrou um decréscimo do índice predial em quase todos os bairros de Ilhéus, com exceção do Novo Vilela e do Teotônio Vilela, que registraram aumento nos índices. Segundo o Supervisor de Campo da Secretaria de Saúde (Sesau), Rondinelli Santos dos Anjos, 80% dos focos de mosquito foram encontrados em reservatórios de águas descobertos, como caixas d'água, tonéis e tanques.

No levantamento por bairros, o maior índice de infestação foi detectado no Novo Vilela com 25.5%, em segundo lugar, o Bairro Boa Vontade, com 21.3%, e em terceiro, o Alto do Basílio, com 20.8%; em quarto, o Salobrinho e o Teotônio Vilela, cada um com 17.6%; e em quinto lugar, o Alto da Tapera, com 14.9%.

Comentários (0)
 Diário Bahia Rua A, n.56 - Lot. Ruffo Cunha - Centro - Itabuna - Bahia - Tel:3613-3040 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. logo-solta-horizontal